2 years ago06-24 00:11 by Dicas Caseiras

Porque nos engasgamos? Como socorrer alguém que ficou engasgado? O que deve e não deve fazer para ajudar essa pessoa? Saiba tudo neste artigo.

Por que razão nos engasgamos?

Ninguém está livre de se engasgar a qualquer momento, seja com comida, seja com bebida ou até com ar apenas. Na prática, quando alguém está engasgado significa que o alimento ou a bebida não entraram no “espaço” que não lhes pertence, impedindo assim o alimento/bebida de chegar ao estômago.

O que realmente se verifica é que houve uma falha no funcionamento da laringe, órgão localizado na garganta, responsável pela emissão de sons, ou seja, a voz, e também pela passagem do ar. É constituída por estruturas cartilaginosas, entre elas está a epiglote, responsável por se abrir e fechar, involuntariamente, com o objectivo de regular a passagem do ar pelos pulmões e dos alimentos ao longo do dia.

Por essa razão, quando ingerimos qualquer tipo de alimento, seja sólido ou líquido, a sua função é manter-se fechada, de forma a impossibilitar a sua passagem para a laringe. Quando este processo corre dentro da normalidade, o alimento desce pelo esófago até chegar ao estômago, onde será posteriormente digerido. Nos casos em que a sua função não é cumprida, ou seja, não se fecha com a passagem dos alimentos, as pessoas ficam engasgadas.

Uma vez que este órgão está preparado apenas para receber ar, ele sofre uma irritação quando não o reconhece. Desta forma, as terminações nervosas da laringe são obrigadas a reagir e provocam a tosse, sendo esta uma reação normal que tem como objectivo expelir o alimento intruso, que se encontra no aparelho respiratório. Esta expulsão dá-se pelos locais onde o ar entra, ou seja, pela boca e pelo nariz.

 

engasgar-engasgo

 

O que fazer quando a vítima não tem as vias respiratórias obstruídas (consegue respirar)?

Se a conhecida palmada nas costas (com mão em concha) não resultar, é necessário recorrer a outras formas de socorro:

Antes de mais deve tranquilizar a vítima, que numa situação de tensão, tende a ficar nervosa e perder o controlo da respiração. Logo de seguida peça-lhe para tossir, isto pode ajudar a expelir o corpo estranho. A compressão torácica e a abdominal é outra técnica conhecida e indicada pelos médicos. Se o engasgado for um bebé, pode virá-lo de cabeça para baixo e ir batendo nas costas para que a própria respiração consiga eliminar o corpo estranho.

 

Outros artigos importantes

- Conheça dicas importantes de como prevenir um enfarte - Como prevenir um acidente vascular cerebral (AVC)? - Aprenda algumas dicas de como reduzir os sintomas da asma

 

O que fazer quando a vítima tem as vias respiratórias obstruídas? Comece por chamar a ambulância. Ligue para o 112. Enquanto a equipa de socorro não chega ao local, deve fazer a compressão torácica e a abdominal, de forma a ir tentando expulsar o corpo estranho. Caso se trate de uma criança, com menos de um ano de idade, ou de uma grávida, a compressão abdominal não é indicada.

 

O que nunca deve fazer?

Nunca coloque a mão ou qualquer outra ferramenta na garganta para tentar desobstruir a situação, caso a vítima não tenha a respiração afetada. Esta atitude pode ter os efeitos adversos e piorar (ainda mais) a situação, já que a passagem de ar fica mais estreita e pode acabar por sufocar a pessoa mais depressa.

 


Report bugs
About Smashing Reader
Contact
Navigation keys: left, right, ALT